A AG executou o projeto de ampliação do Aeroporto do Funchal, na Ilha da Madeira, com prolongamento da pista e do terminal de passageiros. Foi construída uma estrutura em concreto armado e protendido, com comprimento de 560 metros, e estrutura com vãos de 32 metros.

Foi construído um aterro marítimo com que permitiu a execução das fundações dos 97 pilares sem presença d’água. O projeto realizou ainda a ampliação da área de estacionamento das aeronaves, a construção de três viadutos, reconstrução do pavimento da pista existente, fornecimento e instalação de todos os dispositivos de auxílio visual da pista.

O desafio

Os trabalhos foram executados respeitando as condições de operação e funcionamento do aeroporto, que prosseguiu de maneira normal, dentro de horários que causassem pouco impacto aos serviços regulares.

O projeto cumpriu com sucesso os prazos e custos contratados, obedecendo às Normas Aeroportuárias em relação às superfícies de desobstrução, níveis de iluminação, sinalização, comunicação e segurança e sem interromper a operação comercial do aeroporto.

Características técnicas

As obras realizadas na Cabeceira 06 do aeroporto prolongaram a pista em cerca de 60 metros e remanejaram um muro de suporte composto de pilares fundados em terra que serviram de apoio a abóbadas inclinadas. Na Plataforma de Estacionamento de Aeronaves (P.E.A.) houve a ampliação do parking existente e criação de um aterro de aproximadamente 300.000 m³.

Inovações aplicadas

O aeroporto do Funchal fica localizado na Ilha da Madeira, e a proximidade com o mar poderia atrapalhar a execução do projeto. Foi construído, então, um aterro marítimo com que permitiu a execução das fundações dos 97 pilares sem presença d’água.

A relevância econômica

Antes da ampliação, a pista do aeroporto era incapaz de receber aviões capazes de dar vazão ao fluxo de turistas que procuravam a ilha da Madeira. Com as obras, o local passou a ser capaz de receber voos intercontinentais e aviões de grande dimensão.

A ampliação também possibilitou que o aeroporto recebesse quase qualquer tipo de aviação civil, ou militar, tornando-o hoje a principal porta de entrada de turistas na região, assim como de correio postal, carga e outros serviços essenciais.

300.000 m³ de aterro

Qualidade e meio ambiente

A ampliação foi uma obra reconhecida mundialmente como uma das mais difíceis de realizar devido à tipologia de terrenos e a orografia. Em 2004, venceu o Prêmio IABSE OStrA (Oustanding Structures Award) – o Prémio Internacional de Engenharia de Estruturas que só é atribuído a grandes obras de engenharia reconhecidas mundialmente.

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