Realizado pela Andrade Gutierrez, o projeto da Transcarioca foi parte da Cidade Olímpica, o conjunto de obras de preparação da cidade do Rio de Janeiro para receber os Jogos de 2016. A via é uma das principais ligações entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, e a Barra da Tijuca.

Com conexões com a SuperVia, o Metrô Rio, a Transoeste e a Transolímpica, a Transcarioca é um corredor expresso com 47 estações que reduz diariamente o tempo de deslocamento de 450 mil cariocas em até 66%.

O desafio

As obras da Transcarioca enfrentaram os desafios da execução em uma área urbana, localizada em áreas de alto fluxo de circulação da população. A criação de canaletas segregadas por onde circularam veículos articulados exigiu, nos trechos de tráfego mais pesado, a construção de mergulhões (na Barra da Tijuca) e no acesso entre Campinho e Madureira.

Além disso, diversos imóveis em bairros como a Barra da Tijuca, em Jacarepaguá, Madureira, Vicente de Carvalho e Brás de Pina, entre outros bairros, precisaram ser desapropriados integralmente ou parcialmente para viabilizar o corredor de transporte.

Características técnicas

O corredor Transcarioca é um projeto BRT (Bus Rapid Transit), que compreende vias exclusivas de ônibus articulados que ligam a Barra da Tijuca à Penha, no Rio de Janeiro, por um trecho de 39 quilômetros de extensão. A obra inclui duas estações terminais, 2 mil metros de mergulhões, dois viadutos e uma ponte estaiada sobre a Lagoa de Jacarepaguá.

Inovações aplicadas

As estações do BRT Transcarioca foram projetadas com isolamentos térmico e acústico, mas contam com aberturas no teto para permitir uma ventilação cruzada, reduzindo a sensação de calor nas plataformas e os custos com climatização artificial.

A relevância econômica

Com um traçado estratégico para atender às necessidades de transporte de cariocas e visitantes, a Transcarioca facilitou a mobilidade urbana, especialmente no acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Diariamente, cerca de 450 mil passageiros utilizam o corredor. A Transcarioca aumenta a conexão entre áreas bairros distintos, promovendo melhorias na circulação pela cidade e aumentando a produtividade e qualidade de vida da população através da redução do tempo de deslocamento.

Redução de 66% do tempo de deslocamento

Qualidade e meio ambiente

O BRT possui estações de embarque e desembarque dentro das normas de acessibilidade, que oferecem mais condições de conforto aos usuários, com sistema de ventilação inovador, painéis de informação em tempo real, abertura automática das portas e segurança em todo o sistema.

Nossos projetos

Explore nosso portfólio completo

Conheça nossos projetos

Busca