A Ferrovia Norte - Sul é um projeto de expansão da malha ferroviária brasileira e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com 3.100 quilômetros de extensão, integra vários estados.

O trecho dos lotes 13 e 14, sob responsabilidade da construtora, tem 282 quilômetros de extensão e faz parte do projeto de integração ferroviária de cinco mil quilômetros de conexões com ferrovias privadas do Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste do Brasil.

O desafio

Durante o período chuvoso, o terreno em que as obras foram executadas tinha grandes trechos alagados que dificultavam a execução dos serviços e o acesso de veículos e equipamentos, muitas vezes tornando-os inoperantes.

Para contornar o problema, foram criados mecanismos de aceleração dos processos para aumentar a produtividade nos períodos secos. Foram instalados 2 conjuntos pesados de britagem, trabalhando em 2 turnos para acelerar e garantir a demanda da obra, as fundações eram feitas em estaca raiz e as vigas utilizadas eram pré-moldadas.

Características técnicas

A Superestrutura da via permanente no Lote 03, entre o Km 93+100 até Km 164+140, no Estado de Goiás, é assentada sobre lastro de pedra britada, com trilhos perfil TR-57 soldados continuamente por soldagem aluminotérmica, dormentes monobloco de concreto dimensionados para 32 toneladas eixo, fixação com grampo tipo Pandrol e palmilha amortecedora, e em via de bitola 1,60m, conforme projetada.

Inovações aplicadas

A Andrade Gutierrez, responsável pelos lotes 3, em Goiás, e 13 e 14, em Tocantins, da ferrovia, produziu todos os dormentes de concreto usados na obra em fábrica própria, utilizando um processo automatizado importado da Itália que evitou o desperdício e diminuiu o risco de acidentes.

A relevância econômica

A Ferrovia Norte-Sul tem como objetivo estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga para o mercado consumidor, induzir a ocupação econômica do cerrado brasileiro, favorecer a multimodalidade de transporte e conectar a malha ferroviária brasileira.

Entre os benefícios da obra para a sociedade, destacam-se a redução de custos de comercialização no mercado interno, de custos de transportes, de emissão de substâncias poluentes, além da melhoria do desempenho econômico de toda a malha ferroviária e da competitividade dos produtos brasileiros no exterior.

Desevolvimento humano

As obras geraram cerca de 2 mil empregos diretos, e durante a sua execução foram realizada diversas campanhas educativas para os funcionários.

Qualidade e Meio Ambiente

O projeto cumpriu todas as exigências de preservação do meio ambiente, realizando o plantio de mudas e hidrossemeadura nas áreas preservadas.

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