A Andrade Gutierrez foi responsável pela construção do lote 5D da Ferrovia dos Carajás, um trecho com 76,8 km de extensão. Além da ferrovia, foram instaladas cinco obras de arte especiais.

A obra incluiu uma ponte sobre o Rio Castanha, uma ponte sobre o Rio Surpresa, um pontilhão rodoviário, uma ponte sobre o Rio Paraupebas e uma ponte sobre o Rio Gelado.

Características técnicas

Foram realizadas escavações de 1ª, 2ª e 3ª categorias e o desmatamento em 7.840.905 m², além da compactação de 5.847.015 m³ de aterros no local para a execução do projeto.

76,8 km de extensão

A relevância econômica

A Ferrovia dos Carajás é a maior ferrovia de transporte de passageiros em operação no Brasil,. Ela possui 5 estações e 10 paradas que percorrem os estados do Maranhão e do Pará. Por seus trilhos, são transportados mais de 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano.

Sua especialidade é o transporte de minério de ferro, extraído das minas da Serra dos Carajás em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá, e levados até os portos da Baía de São Marcos no Maranhão para exportação.

5.847.015 m³ de aterros compactados

Qualidade e Meio Ambiente

A maioria das composições que trafegam na Ferrovia dos Carajás chega a ter 330 vagões, puxados por três locomotivas. Como combustível, os trens usam o B20 – mistura de 20% de biodiesel vegetal com 80% de diesel -, diminuindo consideravelmente a emissão de CO2.

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