Foi em Itaipu, que teve sua construção iniciada em 1975, que a Andrade Gutierrez começou a trabalhar com outras grandes construtoras em consórcio, dado o tamanho da obra. Itaipu é uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo em geração de energia.

Com 20 unidades geradoras, fornece 19,3% da energia consumida no Brasil, abastece 91% do consumo paraguaio e tem potência total instalada de 14.000 MW.

O desafio

Na época em que construiu a usina, a AG se valeu da expertise que já tinha por ter atuado em outras hidrelétricas como Salto Osório e Foz do Areia. No pico da construção da barragem, Itaipu mobilizou 40 mil trabalhadores, nos canteiros da obra e nos escritórios no Brasil e no Paraguai.

Na concretagem, num único dia foram lançados na obra 7.207 metros cúbicos de concreto, o suficiente para um prédio de dez andares por hora. Ou 24 edifícios nesse único dia.

Características técnicas

O projeto incluiu a construção do canal de desvio de 2,0 km de extensão, 150 m de largura e 90 m de profundidade, escavado em rocha, construção das barragens principal, lateral e de enrocamento, e estrutura para desvio, de concreto, com comprimento total de 1.234 m e altura máxima de 196 m.

Inovações aplicadas

Parte da escavação encomendada para a construção da hidrelétrica estava prevista pelos clientes como obra submersa, mas a Andrade Gutierrez desenvolveu técnicas capazes de desviar as águas do rio, com o auxílio de barragens, e deixá-lo a seco, para concretagem a céu aberto. Esta solução reduziu em 1/5 o custo da obra de abertura do canal em Itaipu.

A relevância econômica

Itaipu foi fundamental para gerar energia em um momento de crescimento histórico do Brasil, e até hoje segue como alternativa fundamental para atender a demanda nacional. Mesmo durante uma das maiores crises hídricas da história do país, a usina chegou a bater recordes de geração.

A Sociedade Americana de Engenharia Civil saudou a obra como uma das sete mais relevantes do século 20 e pôs a usina de Itaipu ao lado de cartões-postais como o Empire State, em Nova York, a Golden Gate, em São Francisco, o Canal do Panamá e o Eurotúnel.

14.000 MW de potência instalada

Qualidade e meio ambiente

Itaipu é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, e estudos geológicos apontam uma vida útil de no mínimo 200 anos para a usina. Não há registro de nenhum dado científico que demonstre alterações no clima da região devido à criação do reservatório, desde outubro de 1982.

Nossos projetos

Explore nosso portfólio completo

Conheça nossos projetos

Busca