A AG realizou, entre 1968 e 1971, a obra de construção do 7º trecho da Rodovia Castelo Branco, localizado em Torre de Pedra, Avaré. Foi a estrada projetada para substituir a ligação deteriorada entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Centro-Oeste paulista, trecho estratégico para o transporte de carga e passageiros na região.

A rodovia Castelo Branco foi considerada a maior obra viária da América Latina à época, Com revestimento asfáltico inovador, pista dupla com canteiros centrais e largos acostamentos, curvas com raio aberto para dar o máximo de segurança e conforto aos motoristas; longas retas para oferecer até 700 metros de visibilidade à frente e dar, a motoristas na velocidade máxima de 120 quilômetros por hora, 20 segundos de tempo para reação a possíveis obstáculos.

O desafio

O desafio da rodovia Castelo Branco foi construir uma estrada de padrões de qualidade muito superiores aos que eram praticados no Brasil dos anos 70. A construção das 6 faixas de rodagem - com 3,5 metros de largura cada -, sem cruzamentos, foi um desafio e uma aula de engenharia para a Andrade Gutierrez.

Para fluir sem interrupções, a autoestrada exigiu a construção de 78 viadutos, além de alças de acesso a todas as cidades do interior pelo caminho. O detalhado projeto técnico incluía até mesmo os menores detalhes, como canteiros com jardins de mais de 7 metros de largura.

Características técnicas

O projeto incluiu serviços de terraplenagem, a construção das chamadas obras de arte correntes e especiais e pavimentação do local. No total, foram utilizados 9.309m³ de concreto e 5.252m³ de pavimento flexível para uma área escavada de 6.083 m³.

Inovações aplicadas

O projeto da rodovia foi baseado em dados e técnicas das impecáveis highways dos Estados Unidos. A Castelo Branco contava com duas longas pistas, três faixas de rolamento de cada lado e pintura refletiva até então inédita no Brasil.

A relevância econômica

São Paulo já era, nos anos 60, um centro financeiro em expansão no Brasil e na América Latina, mas seu crescimento demandava e dependia de investimentos em infraestrutura e grandes obras como a Rodovia Castelo Branco.

Até hoje a Rodovia Castelo Branco é a principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Centro-Oeste Paulista, e uma das rodovias mais importantes do país.

78 viadutos

6 faixas de rodagem

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