A Andrade Gutierrez participou do maior projeto da história da Vale, com a expansão da atividade de extração e beneficiamento de minério de ferro no complexo minerador de Carajás, no Pará.

O projeto de obras civis da Usina do Complexo Industrial Mineral Ferro dos Carajás S11D possibilitou o aumento da produção do complexo, que produz o minério de ferro de maior qualidade do planeta.

O desafio

O projeto S11D foi um desafio para a Andrade Gutierrez por ser uma obra de enormes proporções para um cliente privado com altos padrões de excelência operacional de seus fornecedores.

Foram necessárias soluções de logística, engenharia, inovações para trazer mais resultados e responsabilidade socioambiental para garantir um legado para a população e a redução de danos ao meio ambiente.

90 mil toneladas de minério de ferro processadas ao ano

Inovações aplicadas

A Andrade Gutierrez inovou no projeto S11D, na região do Complexo de Carajás, no Pará, com a aquisição de um VANT (veículo aéreo não tripulado) para auxiliar na obra da usina de minério de ferro da Vale. A qualidade das imagens capturadas é superior à de drones e helicópteros, e cobrem uma área muito maior.

A relevância econômica

A usina criou 2.600 postos de trabalho permanentes e tem capacidade para processar 90 mil toneladas de minério de ferro ao ano.

Devido ao projeto, a cidade de Canaã dos Carajás cresceu exponencialmente. Atualmente, o município lidera o ranking do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Pará, à frente da capital do estado, Belém, e de outras capitais brasileiras como Manaus, Salvador e Maceió.

Desenvolvimento humano

Durante as obras, foram oferecidos cursos de preparação para o mercado de trabalho. Foram capacitados milhares de profissionais que acabaram absorvidos pelas demandas do próprio projeto.

Qualidade e meio ambiente

Entre os benefícios trazidos pelo projeto, destacam-se as ações educativas de restauração florestal em comunidades rurais. Cerca de 2,2 mil hectares de áreas degradadas pela atividade pecuária estão em recuperação, e 300 milhões de toneladas métricas de finos de minério de ferro não serão descartados como rejeitos.

Nossos projetos

Explore nosso portfólio completo

Conheça nossos projetos

Busca