A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, em Rondônia, é composta por 50 turbinas instaladas com potência total de 3.568 megawatts – energia suficiente para atender ao consumo de mais de 45 milhões de pessoas.

A usina é uma das cinco maiores geradoras do Brasil e umas das 15 maiores do mundo. Sua construção começou em setembro de 2008 e suas duas primeiras turbinas entraram em operação em 30 de março de 2012, com nove meses de antecedência à data prevista.

O desafio

A usina de Santo Antônio tem como objetivo alcançar a máxima eficiência com o mínimo impacto socioambiental, além de ser estratégica para o desenvolvimento da região. Um dos desafios foi concluir as obras após a usina começar a gerar energia.

Para reduzir os danos ambientais, a hidrelétrica foi construída seguindo o tipo “fio d’água”, um sistema no qual a água do rio flui pelo leito com normalidade e conta com reservatórios muito reduzidos, portanto, diminuindo a superfície inundada.

Características técnicas

A hidrelétrica possui 2 vertedouros que totalizam 18 comportas, dimensionados para permitir a passagem de até 84 mil m3 de água por segundo. Suas 50 turbinas estão distribuídas entre quatro Casas de Força.

Inovações aplicadas

O empreendimento traz soluções inovadoras em engenharia e tecnologia desde a sua idealização até o processo de construção. Uma das principais, do ponto de vista tecnológico, foi a instalação de turbinas bulbo, as maiores hoje em funcionamento no mundo.

A relevância econômica

A Hidrelétrica Santo Antônio é uma obra estratégica para o desenvolvimento da região Norte do país. Os benefícios mais visíveis e imediatos que proporcionam à região são a absorção de mão de obra e o pagamento de royalties ao estado de Rondônia, ao município de Porto Velho e também à União.

Tanto o pagamento dos royalties quanto a absorção de mão de obra estimulam a atividade industrial e comercial local – que registrou significativo aquecimento ainda na fase de construção da obra – em função da geração de renda que proporcionam.

Desenvolvimento humano

A Hidrelétrica Santo Antônio chegou a Porto Velho com a proposta de se integrar à comunidade local e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de sua população. Este objetivo é materializado pelos projetos específicos que visam a expansão das perspectivas pessoais e profissionais dos moradores da região.

Qualidade e meio ambiente

O projeto de construção da usina incluiu um avançado Sistema de Transposição de Peixes que, ao reproduzir as características da cachoeira, permite que as espécies migratórias subam o rio durante a piracema, garantindo a sua reprodução.

Nossos projetos

Explore nosso portfólio completo

Conheça nossos projetos

Busca